“Como o bebê irá se alimentar?”

 

 A forma de alimentação do bebê com fissura labiopalatina dependerá do tipo de fissura. As que atingem apenas os lábios terão menor dificuldade para realizar a sucção, já nas fissuras que acometem o palato, os bebês terão maior dificuldade devido à falta da pressão intraoral necessária nesta função.

amamentando

 

É importante que a criança receba o leite materno, porém, é necessário lembrar que a amamentação no seio dependerá do tipo de fissura, prevalecendo a segurança na alimentação para cada criança. Nos casos de dificuldades alimentares, o fonoaudiólogo será o profissional capacitado para avaliar a sucção e deglutição e estimular os reflexos necessários para uma amamentação adequada.

 

As principais dificuldades e medos relatados pelas mães de crianças com fissura de palato são: refluxo nasal antes da cirurgia, alteração de sucção e engasgos. Dessa forma, a equipe multidisciplinar será responsável por orientar a família com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida, como por exemplo, posições que deixam o bebê mais elevado e permitem a respiração nasal minimizando as dificuldades apresentadas 15-20